Protegendo sua Família e seu Pet: A Dedetização no Combate à Leishmaniose
A leishmaniose é uma doença infecciosa, não contagiosa, que afeta não só seu pet, mas também seres humanos. Há dois tipos da doença: a leishmaniose tegumentar (LT) ou cutânea e a leishmaniose visceral (LV) ou calazar. De janeiro até agosto de 2023, foram registrados no Distrito Federal 21 casos de leishmaniose tegumentar e dois da visceral, mas nenhum óbito. Os dados acendem um alerta, tendo em vista que o período chuvoso é mais propício à contaminação e ao aumento de casos da doença.
O mosquito palha é o principal vetor de transmissão das duas formas da leishmaniose e os locais de reprodução utilizados por eles são matéria orgânica em decomposição como, troncos, folhas e frutas apodrecidas que costumam ficar embaixo das árvores. Pelo fato de o DF ter uma área verde considerável, é importante destacar as ações de prevenção, pois há tanto a presença do vetor, quanto dos reservatórios em todo o território.
A dedetização pode reduzir a população desses insetos e, consequentemente, o risco de infecção dos animais e das pessoas. Além da dedetização, outras medidas preventivas são:
– Manter os quintais e terrenos limpos e iluminados, evitando o acúmulo de lixo orgânico.
– Usar coleiras impregnadas com inseticida à base de deltametrina nos cães, que são os principais reservatórios da leishmaniose visceral.
– Realizar testes sorológicos periódicos nos cães para detectar a infecção e tratá-la adequadamente.
– Vacinar o seu pet contra a leishmaniose visceral, se disponível e indicado pelo veterinário.
– Evitar a exposição dos animais ao entardecer e à noite, quando os insetos transmissores são mais ativos.
– Usar telas nas portas e janelas para impedir a entrada dos insetos nas casas.
– Fazer dedetização, quando indicada pelas autoridades de saúde;
– Evitar banhos de rio ou de igarapé, localizado perto da mata;
– Utilizar repelentes na pele, quando estiver em matas de áreas onde há a doença;
– Usar mosquiteiros para dormir;
Por fim, vale lembrar que as pragas tentam migrar para lugares seguros. Muitas vezes, isso significa tentar se instalar nas residências vizinhas. Por isso, não custa comunicar seus vizinhos sobre a data e o tipo de procedimento a ser realizado. Desse modo, os donos de pets poderão planejar os próprios cuidados.
A DZTOP possui profissionais especializados e utiliza apenas produtos certificados para garantir a segurança de sua família e de seu pet. Fale conosco! Agende seu orçamento sem compromisso pelo nosso whastapp agora mesmo!
Fonte: https://www.saude.df.gov.br/w/leishmaniose-saiba-os-cuidados-necess%C3%A1rios-para-evitar-a-contamina%C3%A7%C3%A3o