Manejo de Pombos
Diferente de insetos e outros animais nocivos, os pombos não podem ser maltratados, envenenados e mortos. Isso é considerado crime ambiental pelo Ibama.
A maior questão relacionada ao serviço de manejo de pombos é a ideia errada de que ele será feito de maneira agressiva aos animais e possivelmente ao meio ambiente. Porém, saiba que as controladoras não têm permissão para exterminar a ave. O objetivo do serviço é eliminar os fatores de permanência do animal como água, alimento, acesso e abrigo, em último caso a remoção do animal e soltura em local apropriado conforme determinação do Ibama.
O serviço de manejo de pombos é realizado de três maneiras: controle físico, biológico e químico. O tratamento ideal é realizado após uma análise do espaço em que há uma infestação. Confira abaixo alguns métodos utilizados em cada uma dessas modalidades:
1) Uso de repelentes em janelas, beirais, telhados, quintais e outros;
2) Colocação de barreiras físicas (nylon, fios tensionados, espículas, molas espirais e outros);
3) Retirada dos ninhos e higienização do local;
4) Instalação de objetos brilhantes, com e sem movimento, pois assustam as aves e podem ser confundidas com predadores;
As técnicas utilizadas para controlar os pombos variam de acordo com a estrutura e necessidade do local infestado. Em casos de necessidade extrema é possível solicitar a autorização para uma transferência física seguida de soltura. A realização desse tipo de serviço necessita seguir normas legais para não causar problemas como o de crime ambiental. A empresa contratada nunca pode se propor a matar os pombos.
A DZTOP está pronta para qualquer situação, tendo sua equipe técnica amplamente capacitada e certificada pelos órgãos fiscalizadores, para garantir a segurança de todos com eficiência e respeito à legislação vigente.