Manejo de Morcegos
Por serem grandes responsáveis pelo reflorestamento, o IBAMA protege o morcego por meio das leis 5.197, de 3 de janeiro de 1967, e 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Por isso, o manejo é a forma correta de afastar os animais de uma determinada área. Isso porque os animais são importantes para a evolução do ecossistema.
Considerando que os morcegos podem causar riscos à saúde de pessoas e outros mamíferos, pois são transmissores de raiva entre outras doenças, alguns procedimentos devem ser empregados para evitar transtornos e incômodos, principalmente, em áreas urbanas das cidades. Medidas de controle como vedação do abrigo, retirada do alimento ou a exclusão da colônia, exige uma minuciosa coleta e análise de dados biológicos do morcego.
Não se recomenda a utilização de receitas caseiras para espantar os morcegos, pois podem causar estresse nos animais, incapacitá-los de voar e/ou torna-los agressivos.
Para isso, conte com a equipe técnica da DZTOP que tratará do manejo de forma correta com os equipamentos adequados e de acordo com a legislação vigente.