Escorpiões: O DF está em Alerta!
Nos primeiros cinco meses de 2023 a Secretaria de Saúde do DF registrou 1.134 casos. O número de acidentes com escorpiões no Distrito Federal aumentou 45% de janeiro a maio deste ano em relação ao mesmo período de 2022. Já de janeiro a maio do ano passado, foram 780 casos. Os dados são da Gerência de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis e de Transmissão Hídrica e Alimentar (Gevitha).
Além disso, um levantamento da Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) aponta que a Secretaria de Saúde recebeu 1.222 solicitações para captura de escorpiões de janeiro a maio deste ano, contra 899 nos primeiros cinco meses de 2022, representando um aumento de 35% em relação ao mesmo período de 2022.
Os escorpiões são animais que costumam viver em ambientes escuros e úmidos, como as redes de esgoto e, geralmente, saem à noite em busca de alimentos. Por isso, é comum encontrar escorpiões em locais próximos a elas, como porões, subsolos e fossas sépticas.
Além de serem capazes de se adaptar facilmente a diferentes ambientes, os escorpiões se alimentam de outros insetos, como baratas e aranhas. Por isso manter quintais limpos e sem entulhos e a manutenção regular e limpeza de fossas e caixas de gordura é primordial. Não encontrando alimento, o aracnídeo migrará para locais onde ele possa se alimentar.
A Secretaria de Saúde oferece o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox), que oferecem informações sobre os primeiros cuidados pelos números 0800 644 6774 ou 0800 722 6001.
Em caso de picada, recomenda-se que o local seja lavado com água e sabão e que a pessoa procure um pronto-socorro para ser avaliada por um profissional. Ele irá determinar se é um caso leve ou se é necessário o uso de um soro antiescorpiônico.
Se for possível, é recomendado que o animal seja capturado ou que uma foto dele seja feita para identificá-lo.
As unidades que disponibilizam o soro antiveneno na capital federal são:
- Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) – Asa Sul;
- Hospital Regional Guará;
- Hospital Regional Brazlândia;
- Hospital da Região Leste – Paranoá;
- Hospital Regional Ceilândia;
- Hospital Regional Gama;
- Hospital Regional de Santa Maria;
- Hospital Regional Planaltina;
- Hospital Regional Sobradinho;
- Hospital Regional Taguatinga;
- Hospital Regional da Asa Norte (HRAN).
Se alguém encontrar um escorpião em casa, “é importante comunicar à Vigilância Ambiental por meio dos números 160 e (61) 2017-1344 ou ainda pelo e-mail gevapac.dival@gmail.com.
Se você deseja proteger a sua casa e a sua família desses animais peçonhentos, nossa equipe técnica oferece serviços de alta qualidade e eficácia comprovada, utilizando técnicas, produtos e equipamentos de última geração para dedetizar residências, empresas e imóveis em geral!
Solicite seu orçamento gratuito!