Informações de Contato

icon_widget_image Atendimento: 24 horas, todos os dias. icon_widget_image SES Quadra 11, Loja 22, Setor Econômico de Sobradinho, Brasília-DF icon_widget_image (61) 3339 0999 icon_widget_image dztopservicos@gmail.com
Desratização em Brasília

Chuva e calor? Cuidados com infestações!

Nos períodos chuvosos, vários animais (especialmente insetos) que vivem nas zonas urbanas ou são a elas atraídos tendem a proliferar. Ou seja, além de ampliar a procriação de algumas espécies, tempos de chuva atraem estes animais para fora de seus esconderijos e habitats.

Espécies como baratas, carrapatos, mosquitos, escorpiões, formigas, cupins, entre outros, são denominadas pragas justamente por trazerem riscos à saúde humana, transtornos à higiene doméstica, comercial e à economia. E chuva e calor são seus climas preferidos para procriação.

O aumento de pragas urbanas durante o período chuvoso é um fenômeno comum em muitas regiões do Brasil, principalmente com o aumento da temperatura. As pragas surgem nas casas devido ao aumento do nível da água em galerias e rios. O acúmulo de material orgânico também é um atrativo para roedores, baratas, escorpiões e formigas. Várias razões contribuem para esse aumento:

  • As chuvas frequentes proporcionam abrigo e água para muitos tipos de pragas, como insetos e roedores. Muitos insetos, por exemplo, procuram locais secos durante chuvas intensas, como dentro de casas e edifícios.
  • As condições de umidade e temperatura durante o período chuvoso são propícias para a reprodução e o desenvolvimento de pragas, como mosquitos, baratas e formigas. Isso acelera seus ciclos de vida e aumenta suas populações.
  • As chuvas também podem lavar alimentos e detritos para locais onde as pragas se alimentam, tornando os recursos alimentares mais disponíveis e atraindo pragas para essas áreas.
  • Inundações causadas por chuvas intensas podem forçar pragas a se deslocarem em busca de abrigo e comida, o que pode levá-las a entrar em casas e outros edifícios.

Uma ação que pode aproximar os bichos são as rações de animais de estimação expostas o dia todo. O certo é colocar a comida somente no horário que o animal for comer e depois ela deve ser retirada.  As tomadas sem o espelho também servem de esconderijo de insetos. Os insetos entram no conduíte e andam por toda a residência. Uma dica importante é manter os ralos fechados, principalmente os de dentro de casa, dos banheiros. Para lidar com o aumento de pragas durante o período chuvoso, é importante adotar essas e outras medidas preventivas, como:

  • Manutenção: Certificar-se de que casas e edifícios estão devidamente vedados para evitar a entrada de pragas.
  • Limpeza: Manter as áreas limpas e livres de detritos que possam atrair pragas.
  • Armazenamento de Alimentos: Armazenar alimentos em recipientes selados para evitar o acesso de pragas.
  • Eliminação de Água Estagnada: Evitar o acúmulo de água estagnada, que pode servir como local de reprodução para mosquitos.
  • Controle Profissional: Em casos graves de infestação, pode ser necessário contratar serviços de controle de pragas profissionais.

Lembrando que as medidas de controle de pragas podem variar dependendo do tipo de praga e da região em que você vive. Portanto, é aconselhável buscar orientação local ou de profissionais especializados em controle de pragas para lidar com problemas específicos em sua área.

Mas não se preocupe, estamos aqui para ajudar! Nossa equipe de especialistas em controle de pragas está pronta para manter sua casa e comércio livre desses intrusos indesejados. Com métodos seguros e eficazes, garantimos a proteção da sua família e do seu lar. Entre em contato conosco agora mesmo para agendar uma avaliação gratuita.