A descupinização é a melhor forma de combate
Os cupins são pragas silenciosas, com populações inimagináveis em espaços mínimos e uma capacidade de destruição quase inacreditável em comparação com punhados desses insetos que parecem quase inofensivos.
Normalmente associamos os cupins ao hábito de consumir madeira, o que não deixa de ser verdade, pois a celulose presente nesse material é a principal fonte de alimento. O papel, derivado da madeira e presente em livros, revistas e jornais, também é um material muito procurado. Mas não se engane, o cardápio é bem maior: roupas de algodão, cereais e até concreto, conforme a espécie.
Sobre o habitat, os cupins são uma das pragas mais versáteis; podem viver com conforto em estrutura de madeira e concreto de uma residência. Por isso existem dois tipos de imóveis: os que sofreram ataques de cupins e os que ainda vão sofrer.
No Brasil podemos encontrar cerca de trezentas espécies de cupins, sendo que três espécies são as que aparecem com frequência nas cidades:
- Cupins de madeira seca – mais comuns;
- Cupins coleópteros – se alimentam de madeira, grãos e cereais;
- Cupins subterrâneos – vivem no solo, madeira e edificações, considerados os mais agressivos.
Todos são responsáveis por causar diversos tipos de prejuízos, entretanto, o cupim de solo é o que costuma causar os maiores danos. Ele possui esse nome por fazer seu ninho sob o solo ou em lugares estratégicos de difícil acesso.
Os cupins de solo invadem qualquer tipo de edificação, constroem canais através de tijolos, e perfuram paredes e estruturas, inclusive concreto, o que compromete a infraestrutura de uma casa. Esses cupins alcançam grandes distâncias em relação ao ninho, sempre em busca de alimento e destroem tudo por onde passam.
Quando a infestação se torna visível significa que o estrago já foi causado. Por isso a prevenção é tão importante. É comum dos brasileiros não se anteciparem ao problema e esperarem até o último momento para agir e com isso acabam pagando um preço alto.
Sinais de que sua casa pode apresentar quando uma infestação está presente:
- Avistamento de espécies;
- Túneis de terra;
- Paredes onduladas;
- Pó perto do móvel (na verdade são excrementos dos cupins);
- Objeto oco;
- Rachadura nos objetos de madeira;
- Entre outros.
Descupinização é o serviço profissional de controle de cupins e pode ter caráter tanto curativo quanto preventivo. Além de eliminar infestações, também fornece uma barreira protetora que impede a chegada de novos invasores.
Fale conosco, tire suas dúvidas e solicite um orçamento de nossa equipe técnica especializada, totalmente sem custo, para avaliar os procedimentos necessários.
Gostou desse conteúdo?
Acesse nosso blog e saiba mais sobre o controle de pragas.