Informações de Contato

icon_widget_image Atendimento: 24 horas, todos os dias. icon_widget_image SES Quadra 11, Loja 22, Setor Econômico de Sobradinho, Brasília-DF icon_widget_image (61) 3339 0999 icon_widget_image dztopservicos@gmail.com

Os perigos por trás dos Pombos

Dedetização de Pombos DF.

Os perigos por trás dos Pombos

O pombo doméstico e o pombo correio são uma variedade do pombo das rochas do mediterrâneo, Columba lívia.  São encontrados no mundo todo, exceto nas regiões polares. Já eram criados há 5000 anos atrás pelos asiáticos.

Chegaram ao Brasil trazidos por imigrantes europeus no século XVI como ave doméstica, adaptandose muito bem aos grandes centros urbanos, devido a facilidade de encontrar alimento e abrigo. Através de seleção genética foram melhorados para várias finalidades; ornamental, companhia, trabalho (correio), esporte (distância e velocidade de voo), alimentação (fonte de proteína).

Vivem de 15 a 30 anos na natureza, e somente 3 a 5 anos nas cidades, devido a doenças provocadas pela alimentação não natural e ao desequilíbrio de sua população. Quando uma população animal cresce desequilibradamente há um controle natural através da transmissão de doenças dentro da colônia.

Formam casais por toda a vida, tendo 5 a 6 ninhadas por ano, cada uma com até 2 filhotes. Os ovos são incubados por 17 a 19 dias e os filhotes tornam se adultos entre os 6 e 8 meses de idade.

Utilizam como abrigo locais altos, como torre de igreja, forro de telhado, topo e beirais de edifícios, vão de instalações de ar-condicionado etc. Escolhem estes locais estrategicamente, de modo que possam usá-los como abrigo e pontos de observação de sua vizinhança e da fonte de alimento, que fica num raio de, no mínimo, 200 m em locais onde há fartura de alimento ou até mais de 3 km em outras regiões

As aves jovens são alimentadas pelos pais com leite do papo e os grãos são introduzidos em tamanhos crescentes. Podem comer restos de alimentos como arroz cru ou cozido, pão, ração de animais e sobras alimentares no lixo e sementes recém-lançadas nas plantações. Quando na natureza comem também insetos, vermes, frutos e sementes de árvores e plantas.

São vetores de diversas doenças graves como por exemplo; a ornitose, criptococose e a histoplasmose, sendo comparado na atualidade a verdadeiros “ratos de asas”. Além da contaminação do ambiente por fungos e bactérias, as fezes dos pombos também podem provocar danos materiais.

  • Suas fezes ácidas além de sujar, danificam pinturas, superfícies metálicas, fachadas e monumentos.
  • Cada pombo produz cerca de 2,5 kg de fezes ao ano.
  • Provocam entupimento de calhas e apodrecimento de forros de madeira, pelo acúmulo de ninhos e fezes.
  • Podem contaminar grãos e alimentos, em silos e indústrias.
  • Em locais onde os pombos são alimentados, ocorre proliferação de ratos, baratas e moscas devido às sobras de alimentos que ficam no chão e às fezes que atraem moscas.

O manejo de pombos é indicado para residências, condomínios, igrejas, indústrias, comércio, entre outros. É um serviço extremamente eficaz, utilizando técnicas inovadoras e materiais de grande qualidade para garantir excelentes resultados, segurança, conforto e comodidade aos clientes, sem qualquer agressão aos animais ou ao meio-ambiente.

O corpo técnico da DZTOP possui técnicas e equipamentos de ponta para realizar um serviço de excelência e de acordo com as leis ambientais. Tire suas dúvidas e solicite um orçamento gratuito conosco!

Post a Comment