Problemas com percevejos
Os percevejos são pequenos insetos que se alimentam de sangue humano e animal. Não vivem somente em camas, mas também em bagagens, móveis e até em sapatos. Eles não são perigosos e não costumam transmitir doenças, embora algumas pessoas tenham reações alérgicas a eles ou contraiam infecções secundárias das mordidas pruridas.
São insetos pertencentes à ordem Hemiptera e à subordem Heteroptera. Eles são conhecidos por possuírem um aparato bucal especializado em forma de agulha, que lhes permite se alimentar de sangue ou sucos vegetais. Os percevejos são encontrados em todo o mundo e existem milhares de espécies diferentes.
Pragas de clima temperado, sendo o Brasil um país de clima tropical, se desenvolvem em qualquer época do ano. Mesmo no inverno, a variação climática costuma propiciar a temperatura ideal para estes insetos, pois se alojam principalmente em camas, em frestas dos colchões, mas podem ocorrer em carpetes, móveis antigos, guarda-roupas e em espaços abaixo dos rodapés ou frestas da parede. São comumente transportados de um lugar para outro causando novas infestações através de malas, roupa de camas, colchões usados entre outros.
Os percevejos que se alimentam de sangue são chamados de percevejos sugadores ou percevejos de cama (Cimex lectularius). Eles são notórios por se esconderem em rachaduras, frestas de móveis, colchões e outros locais próximos às áreas onde as pessoas dormem. Durante a noite, saem para se alimentar do sangue dos seres humanos, picando a pele exposta e se alimentando por alguns minutos antes de retornar ao esconderijo.
A picada de percevejo não causa dor, por isso num primeiro momento, o ataque nem chega a ser percebido. Algumas pessoas podem passar pela situação sem sintomas importantes. Já em outros casos, a principal consequência é a coceira intensa, ao ponto de ferir a pele. As reações podem demorar até dez dias para surgir, o que dificulta o diagnóstico, principalmente se o paciente viaja com frequência, pois não dá para saber a origem do problema.
Os percevejos são mais ativos à noite e você pode acordar com essas marcas pruriginosas em qualquer parte da pele. Ele pode morder em qualquer parte, mas as preferidas são o rosto, pescoço, braços e as mãos. Mesmo assim, um percevejo costuma morder primeiro os pés, tanto nas solas como nas partes de cima. As dobras de pele também podem sofrer com mordidas, como ao redor das axilas ou nas virilhas. Procure nos locais com prurido pelos sintomas a seguir:
• Um ponto vermelho contendo uma marca vermelho-escuro no centro.
• Coceira.
• Mordidas ou protuberâncias em linha quase reta ou agrupadas.
• Bolhas ou urticárias no local da mordida.
Toda vez que você limpar ou trocar a roupa de cama, ou suspeitar de uma infestação de percevejos, procure por manchas avermelhadas ou com tom de ferrugem. Inspecione minuciosamente os locais nos quais dormiu, pois essas manchas podem indicar que são percevejos esmagados e ainda um sinal de infestação.
• Não olhe apenas as roupas e as roupas de cama. Verifique o colchão, o tecido dos móveis, malas e qualquer outro lugar onde os percevejos possam ter acesso rápido à sua pele para se alimentarem
• Quando estiver hospedado em um hotel, verifique os lençóis da cama.
• As manchas permanecerão mesmo que os lençóis tenham sido bem lavados.
Também é possível achá-los em esconderijos. Isso vai ajudá-lo não só a identificar uma possível infestação, mas também o que você deve procurar em outros lugares da casa, escritório ou outros lugares com acomodações. Procure pelos seguintes esconderijos mais comuns:
• Perto de tubulações.
• Costuras e etiquetas em colchões e camas box.
• Armações e cabeceiras de cama.
• Costuras de cadeiras, sofás e entre as almofadas.
• Dobras das cortinas.
• Junções de gavetas.
• Eletrodomésticos.
Em geral, os percevejos são considerados insetos invasivos e extrusivos em ambientes humanos devido aos problemas que podem causar. O controle de infestações de percevejos muitas vezes requer medidas rigorosas, desde uso de inseticidas e até o descarte de móveis e colchões.
Por isso é preciso o auxílio de uma equipe técnica especializada para eliminar a infestação, garantido a segurança e o bem-estar de todos. Por isso, conte com a DZTOP e mantenha seu lar ou comércio protegido. Solicite agora mesmo um orçamento sem compromisso.